Advertisement

Main Ad

O Martelo das Feiticeiras - 1 de 5

"Malleus Maleficarum - O manual que caçou Bruxas por quatro séculos(...)”

Autores: Monges inquisidores: Heinrich Kramer e James Sprenger
Escrito em: 1484
Edição: 12ª
Breve Introdução Histórica: Rose Marie Muraro(*)
Prefácio: Carlos Amadeu B. Byington(**)
Editora: Rosa dos Ventos




Esta história talvez tenha 3 ou 4 partes. Ao finalizar todas as partes, deixarei links de resenhas para quem se interessar pelo conteúdo do livro bem como informações biográficas de Rose Marie Muraro e Carlos Amadeu B Byington.

Início, contando um fato interessante que ocorreu comigo ontem, na noite (31/10); eu me preparava para um evento virtual, e tive uma forte lembrança de um livro que comprei há alguns anos. Fui impulsionada por aquela lembrança, a pegar o livro na estante e abrí-lo na “Breve introdução Histórica”, de onde havia iniciado e parado a leitura, quando o adquiri. O título dele é em latim (Malleus Malleficarum) que traduzido para o português, literalmente, significa “Martelo das Feiticeiras”.

O motivo de não ter continuado a leitura, qdo eu o adquiri foi por se tratar de um manual de tortura utilizado na época da “santa inquisição”; ele foi escrito por dois monges inquisidores.
Atualmente, nós poderíamos afirmar que ele se trata de um curso de especialização; um treinamento protocolar de como torturar um ser humano; porém, direcionado, em particular, ás mulheres.
Ele trás, entre outras barbáries, instruções de como identificar uma mulher “bruxa”(no pior sentido da palavra); dentre os detalhes para identificação seria conhecer e utilizar ervas que curavam doenças; se os comportamentos das mulheres eram adequados ou fugiam aos “padrões da época”; também muito focado no fato do exercício da sexualidade trazer o pecado e endemoniando a sexualidade feminina.
É um livro que trás relatos cruéis e é necessário, como se costuma dizer, ” ter um bom estômago”para poder lê-lo.

Continua...

Postar um comentário

0 Comentários